22 de abril – Meditação Matinal 2015 Ligado na Videira
O Ajuste da Primeira Mensagem Angélica – 2 – Foram postos uns tronos, e o Ancião de Dias Se assentou; […] milhares de milhares O serviam, e miríades de miríades estavam diante dEle; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros. Daniel 7:9, 10
Além da ênfase ao sétimo dia, em Apocalipse 14:7, uma mudança importante que os guardadores do sábado fariam na interpretação da primeira mensagem angélica se concentrava nas palavras “é chegada a hora do Seu juízo”.
Os mileritas haviam identificado a cena do juízo de Daniel 7, a purificação do santuário de Daniel 8:14 e o julgamento de Apocalipse 14:7 como o juízo que ocorreria no segundo advento. Logo, para eles, tratava-se de um juízo executivo, o momento em que Deus daria a recompensa segundo aquilo que os seres humanos haviam escolhido e feito (ver Mt 16:27). Charles Fitch declarou que o juízo de Apocalipse 14:7 se referia à “destruição” do mundo.
Os guardadores do sábado, após anos de estudo por parte de alguns, começaram a entender que o juízo mencionado nessas passagens era o julgamento pré-advento, ou o que passariam a chamar de juízo investigativo. Todavia, essa nova interpretação causaria conflito em suas fileiras, uma vez que nem todos os líderes aceitaram o conceito até a metade ou o fim da década de 1850. Alguns críticos, do século 20, ensinaram que os adventistas logo transformaram o juízo em um acontecimento anterior ao advento depois de 1844 a fim de justificar o desapontamento. No entanto, isso não se confirma pelos fatos históricos.
Para começar, o conceito do juízo pré-advento surgiu antes do desapontamento de outubro de 1844. Josiah Litch desenvolveu essa ideia no fim dos anos 1830. Sua visão principal na época era que o julgamento precisava preceder a ressurreição.
Em 1841, ele escreveu: “Nenhum tribunal humano pensaria em executar juízo sobre um prisioneiro antes que fosse julgado, quanto menos Deus.” Logo, o Senhor, antes da ressurreição, deveria julgar cada ato humano. Na ressurreição, Ele executará o juízo de acordo com Suas decisões. Vários mileritas adotaram a perspectiva de Litch antes de outubro de 1844. E isso não foi muito difícil, pois o ensino bíblico de que Cristo recompensará as pessoas quando vier nas nuvens do céu sugere que, antes desse momento, Deus já terá decidido quem se levantará na primeira ressurreição.
Temos razões para agradecer por servirmos a um Deus justo, que não é arbitrário e se baseia em evidências, em vez de depender de caprichos despóticos.
(Veja o Comentário da Lição da Escola Sabatina para hoje – clique aqui)
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