25 de abril – Meditação Matinal 2015 Ligado na Videira


O Ajuste da Primeira Mensagem Angélica – 5 – Comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. Apocalipse 22:12
Ontem vimos Tiago White confrontando José Bates publicamente. Para White, Bates estava confuso a respeito do juízo, por crer que este ocorreria antes do segundo advento. Tiago declarou que tal ensino “carece de base da Palavra de Deus”.

Para Tiago, “o grande dia do juízo durar[ia] mil anos” e começaria no segundo advento. Quanto ao julgamento pré-advento, White observou: “Não é necessário que a sentença final seja dada antes da primeira ressurreição, conforme ensinam alguns; pois o nome dos santos está escrito no Céu, logo Jesus e os anjos certamente sabem a quem ressuscitar e reunir para a Nova Jerusalém.” Portanto, até setembro de 1850, Tiago era contrário a sua esposa e a Bates na questão do juízo pré-advento. Entretanto, isso mudaria, aos poucos.
Evidências circunstanciais da mudança das ideias de Tiago White apareceram na Review de fevereiro de 1854, na qual publicou um artigo de J. N. Loughborough que relacionava a primeira mensagem angélica ao juízo pré-advento. Muito embora Loughborough não o tenha escrito para a publicação, Tiago observou, em uma rápida introdução, que o imprimira de qualquer forma porque “responde a perguntas que nos têm sido apresentadas”.
Todas as dúvidas de Tiago White foram sanadas em janeiro de 1857, ocasião em que publicou um estudo completo do julgamento pré-advento de própria autoria. Segundo ele, tanto os justos quanto os ímpios “serão julgados antes de ressuscitarem dos mortos. O juízo investigativo da casa, ou igreja, de Deus acontecerá antes da primeira ressurreição; assim, o julgamento dos ímpios ocorrerá durante os mil anos de Apocalipse 20 e eles ressuscitarão no fim desse período”.
O termo “juízo investigativo” fora usado pela primeira vez na imprensa naquele mesmo mês, em um artigo de Elon Everts. Por volta de 1857, os adventistas guardadores do sábado haviam aceitado, em grande escala, o ensino do juízo pré-advento.
O desenvolvimento dessa doutrina ilustra bem como Deus orienta o entendimento de Seus seguidores ao longo do tempo. Ele sempre guia à medida que Seu povo busca uma compreensão aperfeiçoada da Palavra. O Senhor nos dá Sua Palavra, e nós devemos estudá-la em oração, enquanto procuramos conhecer a vontade e os caminhos divinos cada vez mais claramente.
 (Veja o Comentário da Lição da Escola Sabatina para hoje – clique aqui)

Nenhum comentário :

Postar um comentário