Ordenação de líderes – A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que você pusesse em ordem o que ainda faltava e constituísse presbíteros em cada cidade, como eu o instruí. Tito 1:5, NVI
Em 1851, os problemas entre as crescentes congregações de guardadores do sábado levaram o casal White a crer que o movimento exigia sua presença pessoal de tempos em tempos para corrigir os abusos. Nos anos seguintes, a Review traria relatos deles com títulos como “Nossa Viagem ao Leste”. Durante as jornadas, os White lidavam repetidas vezes com questões de fanatismo e ordem eclesiástica dentro das congregações. Por exemplo, a respeito de uma conferência realizada em Medford, Massachusetts, no fim de 1851, Tiago declarou: “a dificuldade da reunião foi a ordem da igreja, apontar os erros de S. Smith e de H. W. Allen, bem como a importância da ação da igreja [exclusão da comunhão] para corrigir o rumo de alguns irmãos.”
Em vários lugares, durante a mesma viagem, Tiago relatou a exclusão de pessoas que haviam “se tornado vítimas do poder encantador do espiritualismo”, a repreensão do fanatismo e de “espíritos opositores” e a fala sobre “a ordem do evangelho e a perfeita união entre os irmãos, sobretudo daqueles que pregam a Palavra”.
Em 1851, a viagem para o Leste também foi significativa porque seus registros fornecem a primeira informação sobre a nomeação de oficiais de igrejas locais. Lemos, portanto, que, em certa reunião, “foi escolhido um grupo de sete (ver At 6) para cuidar das necessidades dos pobres”.
Anteriormente, naquele mesmo ano, a Review relatou pela primeira vez uma ordenação entre os guardadores do sábado. Em julho, “o irmão [Washington] Morse foi separado pela imposição de mãos para administrar as ordenanças da casa de Deus. O Espírito Santo Se manifestou. […] O lugar ficou […] glorioso”.
Em 1852, os guardadores do sábado começavam a se ver cada vez menos como um “rebanho disperso” e mais como uma igreja. Com a reinterpretação da porta fechada, passaram a reconhecer que tinham uma missão mais ampla, que ia além dos limites do milerismo. Tais percepções acrescentariam peso à decisão dos guardadores do sábado de criarem uma organização mais bem estruturada.
Senhor, dia a dia, enquanto lemos e meditamos, vemos Tua igreja despertando aos poucos para responsabilidades cada vez maiores. Ajuda-nos a ver que esse despertamento não foi apenas algo que aconteceu 150 anos atrás, mas um processo que precisa ocorrer em nossa vida pessoal à medida que Tu nos guias progressivamente, de maneira individual.
Nenhum comentário :
Postar um comentário