Divisão no arraial – Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes. 2Timóteo 1:15
No início de 1854, Tiago e Ellen White já tinham uma opinião bem definida sobre a necessidade de mais ordem e estrutura entre os guardadores do sábado. Além de considerar tal medida importante, Tiago também acreditava que o movimento não progrediria muito sem ela. Por isso, escreveu em março que Deus estava “esperando Seu povo se endireitar e, na ordem evangélica, elevar o estandarte da piedade, antes que Ele acrescente muitos outros a nossas fileiras”.
O fato de os adventistas guardadores do sábado enfrentarem suas primeiras divisões organizadas na época sem dúvida reforçava a convicção de Tiago sobre o assunto. No início de 1854, dois pastores, H. S. Case e C. P. Russell haviam se voltado contra o casal White. No outono daquele ano, lançaram a própria publicação, Messenger of Truth[Mensageiro da Verdade], a qual esperavam que não só rivalizasse a Review and Heraldcomo também colocasse um número significativo de fiéis sob sua influência.
Concomitantemente à ascensão do partido dos “mensageiros”, ocorreu a apostasia de dois dos quatro pregadores do sétimo dia em Wisconsin. J. M. Stephenson e D. P. Hall começaram a promover o ponto de vista de um milênio temporal e da era vindoura que propunha uma segunda chance de conversão durante o milênio. Logo os dois pastores de Wisconsin se uniram aos “mensageiros” em sua oposição à liderança do casal White.
Com tantas pessoas insubordinadas na época, não causa surpresa o aumento de artigos sobre a compreensão crescente dos princípios bíblicos relacionados à ordem na igreja e à ordenação de líderes aprovados entre os guardadores do sábado durante a segunda metade da década de 1850. Deus é bom!
Ele até ajuda Seu povo a aprender com as divisões e os problemas que ocorrem em seu meio. Foi assim com a igreja primitiva. O resultado é que temos as excelentes cartas pastorais de Paulo a Timóteo e Tito, delineando os princípios bíblicos de organização. Além disso, as epístolas escritas por Paulo, Tiago, Pedro, Judas e João repreendem os ensinos errôneos dos separatistas. Sem a orientação divina para os problemas que tais falsos mestres continuam a suscitar, a igreja empobreceria mais a cada era.
Ajuda-nos, Pai, a perceber com mais clareza como Tu usas até mesmo as situações problemáticas, para o crescimento de Tua igreja.
Nenhum comentário :
Postar um comentário