14 de maio – Meditação Matinal 2015

Ausência de estrutura não significa ausência de problemas – Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina. 1Timóteo 1:3
No início da igreja cristã, havia uma estrutura formal mínima, mas provavelmente os primeiros cristãos não sentiam necessidade disso. No entendimento deles, Jesus logo voltaria. Entretanto, Cristo não regressou. Isso resultou em problemas na igreja, os quais requeriam atenção. As epístolas pastorais (1 Timóteo, 2 Timóteo e Tito) serviram para manter a ordem nas congregações.
O adventismo passou por uma experiência semelhante. Desde setembro de 1849, encontramos Tiago White solicitando auxílio financeiro para os pregadores itinerantes do movimento e abordando a necessidade de “suspender” certa mulher “da comunhão”. Então, em março de 1850, no contexto dos comentários sobre um indivíduo a quem ele não acreditava que Deus chamara para ser pregador itinerante, Tiago escreveu sobre a necessidade de prosseguirem em “ordem evangélica”.
Parece que a esposa de Tiago tinha preocupações semelhantes. Em dezembro de 1850, ela escreveu: “Vi que tudo no Céu se encontra em perfeita ordem. Disse o anjo: ‘Olha, Cristo é o cabeça; avançai em ordem, avançai em ordem. […] Ele também disse: ‘Contempla e vê como é perfeita e bela a ordem no Céu; segue-a.’” Perto da conclusão, ela observou: “se Israel [isto é, a igreja] progredisse de maneira constante, segundo a ordem bíblica, seria tão poderoso quanto um exército com estandartes” (Man. 11, 1850).
As preocupações iniciais de Tiago e Ellen White quanto à organização pareciam ser essencialmente as mesmas. Temiam representantes desordeiros, fanáticos e desautorizados. No início dos anos 1850, houve um rápido crescimento no número de indivíduos atraídos pela lógica da pregação dos guardadores do sábado. Em três anos, o número de adeptos ao movimento saltou de cerca de cem para mais de 2 mil, em 1852.
O crescimento é bom, porém, traz consigo problemas e desafios. Por exemplo, sem estrutura além da congregação, os grupos dispersos de guardadores do sábado teriam sido presas fáceis de fanáticos e pregadores sem autorização.
Pai, ajuda-nos a apreciar o valor da estrutura em Tua obra, bem como em nossa vida pessoal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário