A Associação Geral – Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação. Efésios 4:4
Embora a formação de associações estaduais tenha sido útil, essa medida não solucionou todos os problemas administrativos. Quem, por exemplo, coordenaria o trabalho delas ou distribuiria os pastores pelas diferentes regiões? Joseph Harvey Waggoner levantou essa questão de maneira impetuosa em junho de 1862. Ele escreveu: “Não acredito que reconheceremos plenamente os benefícios da organização até ser resolvido o assunto” de uma associação geral ou mais ampla. Vários leitores da Review responderam à proposta de Waggoner com declarações de apoio durante o verão de 1862.
Sem uma estrutura geral para representar todo o corpo de crentes, John Andrews argumentou: “Seremos lançados a um estado de confusão toda vez que houver necessidade especial de ação conjunta. Nos lugares em que a obra de organização se iniciou da maneira adequada, ela tem produzido bons frutos; por isso, desejo vê-la completa, de modo que garanta todos os seus benefícios, não só para cada igreja, mas para todo o corpo de irmãos e para a causa da verdade.”
B. F. Snook observou que sentimentos sectários já haviam se desenvolvido dentro da jovem denominação, e a única maneira de conferir unidade ao movimento era por meio de uma “associação geral”.
Como você já deve imaginar, Tiago White estava entusiasmado com essas declarações. Em sua opinião, a Associação Geral deveria ser “o grande órgão regulador” das associações estaduais, a fim de garantir “ação unida e sistema em todo o corpo de crentes”. O dever daAssociação Geral seria “delinear o plano geral de ação a ser seguido pelas Associações estaduais”. Logo, “se a Associação Geral não tiver autoridade mais elevada do que as associações estaduais, não vemos muita utilidade para ela”. Sua função seria coordenar a obra da igreja em todo o seu espectro geográfico.
A Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia organizou uma reunião para esse propósito, de 20 a 23 de maio de 1863 em Battle Creek. Esse passo de importância crucial abriu caminho para uma igreja unida que, com o tempo, levaria as três mensagens angélicas de Apocalipse 14 até os confins da Terra. A extensão do programa missionário adventista nunca se realizaria por meio de um grupo de igrejas desconexas ou associações com interesses distintos.
Senhor, muito obrigado pela união e a força que vêm da organização..
Nenhum comentário :
Postar um comentário