Quinta 04/06 - Ser um Líder que Serve

A grande lição da vida e ensinos de Cristo, por preceito e exemplo, aos Seus discípulos, foi sobre as qualidades proeminentes do verdadeiro líder: fazer a vontade de Deus é servir aos outros. Estas qualidades nos fazem compreender que todos somos irmãos, e devemos promover a fraternidade, o companheirismo da comunhão mútua. “Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o Mestre de vocês, e todos vocês são irmãos” (Mt 23:8, Nova Versão Internacional).

No entanto, tal como acontece entre nós, os discípulos também eram complicados para compreender as lições do Mestre. Com frequência aqueles doze homens gastavam muito tempo contendendo sobre qual deles seria o mais qualificado para ocupar a maior posição no reino de Jesus, acreditando que Seu reino seria estabelecido na Judéia.

Jesus declarou-lhes claramente como deviam considerar esta importante questão da liderança: “Mas, vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve” (Lc. 22:26, Nova Versão Internacional).

Que oportunidade para obter a aprovação do Mestre! A sua atitude, porém, confirma a inquestionável verdade: uma coisa é ouvir e outra é praticar. E não foram os discípulos os últimos cristãos a zombar desta lei.

Na noite da cerimônia da ceia, mais uma vez Jesus ensinou esta importante lição. Um silêncio profundo amortalhava o cenáculo quando Jesus tomou a bacia e a toalha, passando a lavar os pés dos discípulos.

Isto quebrou onze corações e endureceu um. Pedro, naquela noite, selou o seu futuro como servo entre os seus irmãos. Mais dez deram o mesmo passo decisivo.

Judas saiu… e era noite… Era noite escura para o traidor…, e eterna escuridão envolveu-o sinistramente. Seu caráter não atingia o padrão do Reino: não podia ser servo. Era incapaz de amar o próximo como a si mesmo. Saiu…

Quando o recinto estava livre da presença de Judas, Jesus exprimiu em palavras a lei da liderança no Seu Reino: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13:34 e 35, Nova Versão Internacional).

O líder segundo Jesus, é aquele que ama e serve os liderados.
Pense: “Pois nem o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10:45, Nova Versão Internacional).
Desafio: O maior entre vocês deverá ser servo” Mt 23:11, Nova Versão Internacional).

Nenhum comentário :

Postar um comentário