No entanto, tal como acontece entre nós, os discípulos também eram complicados para compreender as lições do Mestre. Com frequência aqueles doze homens gastavam muito tempo contendendo sobre qual deles seria o mais qualificado para ocupar a maior posição no reino de Jesus, acreditando que Seu reino seria estabelecido na Judéia.
Jesus declarou-lhes claramente como deviam considerar esta importante questão da liderança: “Mas, vocês não serão assim. Ao contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve” (Lc. 22:26, Nova Versão Internacional).
Que oportunidade para obter a aprovação do Mestre! A sua atitude, porém, confirma a inquestionável verdade: uma coisa é ouvir e outra é praticar. E não foram os discípulos os últimos cristãos a zombar desta lei.
Na noite da cerimônia da ceia, mais uma vez Jesus ensinou esta importante lição. Um silêncio profundo amortalhava o cenáculo quando Jesus tomou a bacia e a toalha, passando a lavar os pés dos discípulos.
Isto quebrou onze corações e endureceu um. Pedro, naquela noite, selou o seu futuro como servo entre os seus irmãos. Mais dez deram o mesmo passo decisivo.
Judas saiu… e era noite… Era noite escura para o traidor…, e eterna escuridão envolveu-o sinistramente. Seu caráter não atingia o padrão do Reino: não podia ser servo. Era incapaz de amar o próximo como a si mesmo. Saiu…
Quando o recinto estava livre da presença de Judas, Jesus exprimiu em palavras a lei da liderança no Seu Reino: “Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros” (Jo 13:34 e 35, Nova Versão Internacional).
O líder segundo Jesus, é aquele que ama e serve os liderados.
Pense: “Pois nem o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10:45, Nova Versão Internacional).
Desafio: “O maior entre vocês deverá ser servo” Mt 23:11, Nova Versão Internacional).
Nenhum comentário :
Postar um comentário