Como vivemos esta expectativa hoje, dois mil anos mais próxima de sua realidade? Jesus Advertiu Seus discípulos: Estejam prontos para servir, e conservem acesas as suas candeias,.. felizes os servos cujo senhor os encontrar vigiando, quando voltar” (Lc 12:35 e 37, Nova Versão Internacional).
A seguir Jesus ilustra a realidade deste grande acontecimento com o dono da casa e o ladrão. O ladrão sabe a hora em que assaltará a casa, mas o dono da casa não. Jesus advertiu: “Estejam também vocês preparados, porque o Filho do homem virá numa hora em que não o esperam” (Lc 12:40, Nova Versão Internacional).
Jesus ainda ilumina Seu ensino com o servo que age de maneira fiel, e sempre, em todos os dias está preparado para a volta do seu senhor. Ou pode agir de maneira infiel e descuidada, com a ideia especulativa: “Meu senhor se demora a voltar” (Lc 12:45, NVI).
Jesus deixa a questão bem clara: o dia da Sua volta é da competência de Deus. Especular se este dia pode ser adiantado ou atrasado, não resolve o foco principal: o preparo para este dia. Pelo contrário, quem argumenta de que este dia irá tardar, cai para o descuido.
Outro elemento muito importante precisa ser avaliado em relação a este glorioso acontecimento inesperado. Você e eu, precisamos estar preparados agora, porque não sabemos o que acontecerá conosco no momento seguinte. Para cada ser humano a volta de Jesus está muito perto. Para cada um de nós, Jesus pode voltar hoje.
“Em vez de exaurir as faculdades da mente em especulações quanto aos tempos ou as estações que o Senhor estabeleceu pelo Seu próprio poder, e reteve dos homens, devemos submeter-nos ao controle do Espírito Santo, cumprir os deveres presentes, dar o pão da vida, não adulterado pelas opiniões humanas, às almas que estão perecendo pela verdade” (Evangelismo, p. 702).
Pense: “Até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem” (Mt 24:39, Nova Versão Internacional).
Desafio: “Eu predisse há muito as coisas passadas, minha boca as anunciou, e eu as fiz conhecidas; então repentinamente agi, e elas aconteceram” (Is 48:3, Nova Versão Internacional).
Nenhum comentário :
Postar um comentário