2 de julho – Meditação Matinal 2015

Em Busca de uma Educação Apropriada – 7 – Para a árvore pelo menos há esperança: se é cortada, torna a brotar, e os seus renovos vingam. Jó 14:7, NVI
Na primavera de 1882, a jovem árvore da educação adventista não foi apenas podada; ela foi cortada. No entanto, esse passo drástico não foi em vão. Do toco, brotariam ramos em várias direções, que revitalizariam o sistema e ajudariam imensamente na busca por uma educação apropriada. O Battle Creek College reabriria no outono de 1883, com a resolução de ser mais fiel à sua missão. E faria progressos significativos nessa direção durante a década de 1880.
Talvez, porém, ainda mais importante seja o fato de que os ex-líderes da escola de Battle Creek tenham ido para diferentes partes do país. Eles aprenderam lições que os ajudariam a fortalecer a educação adventista.
Goodloe Harper Bell se estabeleceu em Massachussets, onde fundou a South Lancaster Academy, na primavera de 1882, a qual se transformou posteriormente no Atlantic Union College.
Sidney Brownsberger, por sua vez, foi para o Oeste, onde, em abril de 1882, fundou a Healdsburg Academy, instituição que se transformou no Healdsburg College, e depois, no Pacific Union College. Brownsberger resolveu não cometer os mesmos erros. Começou a administração em Healdsburg com uma filosofia educacional bem diferente da que havia seguido em sua obra em Battle Creek. Depois de sua experiência em Michigan, decidiu “nunca mais ingressar [em nenhum emprego denominacional] sem a base dosTestemunhos”.
Nas propagandas e nos catálogos de Healdsburg durante os anos da gestão de Brownsberger, ganhava destaque o fato de que a escola procurava proporcionar uma educação equilibrada entre teoria e prática, parte mental e física. Em suma, além de acadêmicos, ele prepararia seus formandos para o mercado de trabalho. Mais do que isso, a escola fora projetada “para prover instrução especialmente adaptada ao trabalho de rapazes e moças que desejam se preparar para entrar no ministério”. A instituição de reforma, Healdsburg College, exerceria uma boa influência sobre a de Battle Creek.
É possível, sim, aprender depois de velho. E, com a ajuda de Deus, pessoas e instituições podem se reformar a fim de se aproximarem mais de seus ideais. Esse foi o início, mas a verdadeira revolução na educação adventista ocorreria durante os anos 1890.

Nenhum comentário :

Postar um comentário