3 de julho – Meditação Matinal 2015

Reflexões Sobre Estilo de Vida e Doutrina – 1 – Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos.Salmos 25:4, NVI
Ellen White desempenhou um papel mais ativo na área das práticas do estilo de vida adventista do que na formação de doutrinas. Na formação doutrinária, o procedimento consistia em estudar a Bíblia até que se chegasse a um consenso. Nesse momento, ela às vezes recebia uma visão que confirmava o consenso e ajudava aqueles que ainda tinham dúvidas sobre se as conclusões do grupo eram corretas. Logo, podemos conceber que o envolvimento dela na formação de doutrinas se encontrava na confirmação, em vez de na iniciação.
Não se pode dizer o mesmo de sua participação no ramo do estilo de vida adventista. Por isso, é importante reconhecer algumas diferenças entre as esferas do estilo de vida e da doutrina.
Muito embora os adventistas do século 21 tenham a tendência de igualar a magnitude das questões doutrinárias e de estilo de vida, esse não era o posicionamento dos fundadores da denominação.
Talvez a diferença dissesse respeito ao fato de que as doutrinas definem uma denominação. Portanto, entre os primeiros adventistas guardadores do sábado, a doutrina era uma questão crucial, que recebia muita atenção. Em contrapartida, os itens relativos ao estilo de vida tendiam a constituir preocupações secundárias. Muitas questões de estilo de vida não são determinantes básicos da identidade de uma denominação, porém, maneiras de viver que facilitam a missão de espalhar a mensagem doutrinária.
Partindo dessa perspectiva, podemos entender que a reforma de saúde capacita as pessoas a se tornarem melhores testemunhas, permitindo que os indivíduos curados cheguem à condição de compreender melhor o evangelho. De igual modo, a educação cristã facilita tanto o desenvolvimento de membros da igreja quanto de pregadores do evangelho. Os dízimos e a doação que envolve sacrifício levam as pessoas a refletir sobre o caráter daquele que amou o mundo de tal maneira que deu Seu único Filho, além de possibilitar o avanço da missão de Deus na Terra.
Senhor, valorizamos tanto o todo doutrinário quanto as opções de estilo de vida que transformaram os adventistas do sétimo dia em um povo único. Ajuda-nos a compreender melhor o papel de cada um desses elementos em nossa vida individual e coletiva.

Nenhum comentário :

Postar um comentário