Uma ligação misteriosa…


Enquanto pensava sobre a mensagem que Deus queria que eu escrevesse para você e para mim, querido leitor, o Senhor começou a montar todas as ideias como um quebra-cabeça na minha mente, e o resultado das mãos de Deus é simplesmente lindo. Acompanhe-me nesta viagem…

Aqui vamos! Um daqueles e-mails spam me chamou a atenção. O título era: “Engano, desculpe-me”. Contava a história de uma igreja cristã nos Estados Unidos, na qual em um sábado à noite o pastor daquela congregação ficou trabalhando lá até mais tarde e decidiu ligar para sua esposa para avisar que ali ficaria por mais tempo. Já era perto das 22h e a esposa não atendeu, embora o pastor tenha tentado várias vezes. Ele pensou que ela estava ocupada e continuou fazendo suas diligências.

Mais tarde, tentou de novo se comunicar com sua esposa, e ela atendeu imediatamente. Ele lhe perguntou por que não havia atendido ao telefone, e ela lhe disse que este nem sequer havia soado. Na segunda-feira seguinte, o pastor recebeu uma ligação em seu escritório vindo do mesmo número para o qual ele havia ligado no sábado à noite. A propósito, era um homem. O indivíduo com quem ele falou queria saber por que o pastor o havia telefonado.

O pastor não entendia o que aquele homem estava dizendo. Então, lhe disse: “Meu telefone tocou, tocou, mas eu não atendi”. O homem acrescentou: “Não se preocupe. Permita-me contar-lhe a minha história. Eu estava planejando me suicidar no sábado à noite. Antes, porém, orei a Deus dizendo: ‘Deus, se Tu existes, estás me escutando e não queres que eu faça isto, dá-me um sinal agora’. Naquele momento, o telefone começou a tocar. E quando olhei a tela do meu telefone, estava escrito: Deus Todo-Poderoso. Não atendi por medo”.

Que história! Sim, eu também fiquei emocionado. Nem sempre sabemos quão perto de nós Deus está e como Ele está disposto a responder às nossas preces, mesmo nos momentos mais difíceis da nossa vida.

Mas, nesta história, que relação a depressão, a tristeza e o desânimo têm com a oração? Ou em que convergem? Há alguns dias, analisando a situação do mundo de hoje, com um grupo de amigos, chegamos à conclusão de que é certo o que mostram as pesquisas científicas sobre a depressão. Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou o mundo de que até 2020 a depressão será a enfermidade mais incapacitante do mundo. O transtorno afeta 120 milhões de pessoas no mundo inteiro. Estima-se que somente no Brasil haja 17 milhões de pessoas com depressão. E cerca de 850 mil morrem, por ano, com essa doença.

Embora seja verdade que a depressão é causada por fatores genéticos, fisiológicos e pessoais, também pode ser causada por fatores ambientais, os quais poderiam ser evitados. Entre os potencializadores da aparição do transtorno encontram-se o estresse, a ansiedade, e a incapacidade de processar problemas nos âmbitos de trabalho e da família. Especialmente se o sujeito se encontra envolvido com álcool, tabaco, drogas, etc., diz o neurologista e neurocientista Facundo Manés.

Retrocedamos um pouco. Você já pensou que na maioria das vezes chegamos a um ponto de tristeza que pode ser confundido com depressão ou que pode chegar ao ponto de querermos dar um Control + Z ou um Delete à vida? É um sentimento doloroso e do qual o inimigo de Deus se aproveita para nos afundar mais naquilo. Porém, como é que chegamos a isso? Uma vez alguém disse que quando deixamos de olhar para as necessidades dos outros passamos à situação de vulneráveis. E viajando mais além, percebemos que quando deixamos de olhar para Cristo, começamos a olhar para nós mesmos e a ver todas as nossas necessidades até que o desprezível EU se apodere de nossa mente e, devido à nossa iniquidade e aos danos que o pecado trouxe em nossa vida, nós nos vemos atolados em desespero, tristeza, depressão, sem saber aonde ir e começamos a pedir a Deus uma série de coisas que, como humanos, cremos que preencherão esse vazio existencial. Solução? Nenhuma. Simplesmente continuaremos cavando o buraco até nos enterrarmos. Trabalho perfeito do próprio Satanás.

Pergunto: Permitiremos que o diabo faça o que quiser com a nossa vida? A única coisa que ele busca fazer é tornar-nos miseráveis.

Aqui há um PARE. Pensemos: E se dedicássemos mais tempo para contemplar a cruz de Cristo, Seu sacrifício por nós, se tão somente passássemos mais tempo em oração e no estudo da Bíblia, em testemunho, não seria muito mais fácil e nos pouparíamos de todo esse trajeto de angústia? Para que criar mais desertos mentais?

Próximo sinal: ABRA CAMINHO. E se em vez de olhar para nós mesmos olhássemos para as necessidades dos outros e para o quanto as outras pessoas sofrem mais que nós? Você não acha que os nossos problemas ou dificuldades seriam reduzidos diante dos nossos olhos?

Percebem? Exato, o segredo de uma vida feliz é deixar o EU de lado, olhar o objetivo diário, que é Cristo, e começar a pensar sobre como ser útil para as pessoas que mais necessitam e que nunca poderiam retribuir o favor. A matemática de Deus é muito diferente da nossa. Se você se sente sozinho, abandonado ou rejeitado, transforme isso em amor e multiplique. O resultado será simplesmente extraordinário. É assim que funciona. Não se sinta culpado (a). Eu também não sabia. Todos nós aprendemos das provas da vida, e é o próprio Senhor que permite que nos demos conta de que Ele nos criou para sermos felizes

Carolyn Azo

Nenhum comentário :

Postar um comentário