24 de maio – Meditação Matinal 2015 Ligado na Videira

Como conseguir recursos? – No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte, em casa, conforme a sua prosperidade, e vá juntando. 1Coríntios 16:2
O angariamento de recursos para a obra dos adventistas guardadores do sábado era uma questão central na metade dos anos 1850. Samuel H. Rhodes de Brooksfield, Nova York, tornou-se, sem saber disso, o catalisador do diálogo para a criação de um plano nesse sentido, ao enviar dois dólares para a Review, em dezembro de 1856, dizendo a Tiago White que acreditava no que dizia 1 Coríntios 16:2, sobre o dever de separar dinheiro para a causa do Senhor a cada domingo.
White ficou empolgado com as possibilidades desse plano. “Recomendamos a todos os cristãos uma análise cuidadosa desse texto. É evidente que se trata de uma obra individual que ‘cada um’ deve realizar no temor de Deus.” Se todos os adventistas fizessem como Rhodes, “o tesouro do Senhor estaria cheio de recursos para o avanço da preciosa causa da verdade”.
Três semanas depois, outra pessoa enviou dinheiro para a Review, citando o mesmo texto. White observou: “é impossível criar um plano melhor do que o apresentado pelo apóstolo.” “Apeguem-se a ele”, desafiou os leitores. Entretanto, como Brian Strayer destaca, eles “não se apegaram”. Em abril de 1858, White escreveu: “desânimos repetidos estão entristecendo e desencorajando nossos pregadores.” Alguns “se mudaram na expectativa de ser sustentados pelos irmãos […] mas estes, com frequência, têm falhado em seu dever”. Por isso, vários ministros “estão afundados na pobreza, saúde fragilizada e desencorajamento”.
Nessa época, Tiago White, um tanto desesperado, pensou num segundo plano, apelando a que enviassem equivalente aos impostos anuais. “Contudo”, observa Strayer, “se os adventistas já haviam demonstrado relutância em adotar o plano de 1 Coríntios 16, pareciam ainda mais hesitantes em responder ao plano do imposto eclesiástico”. Três semanas depois, White disse que Satanás “exultava” por causa da falta de um programa bem-sucedido para financiar a igreja.
Diante disso, em 1858, a congregação de Battle Creek, formou um grupo de estudo, para pesquisar na Bíblia um plano de apoio financeiro ao ministério. Sob a liderança de John Andrews, o grupo desenvolveu um conceito que seria adotado no início de 1859.
Às vezes nos esquecemos de como aqueles que nos antecederam lutaram com questões que nunca nos incomodaram. A verdade pura e simples é que estamos sobre os ombros deles, beneficiando-nos, a cada dia, de suas provas e soluções. E podemos aprender com suas dificuldades.

Nenhum comentário :

Postar um comentário