Dízimo: um sistema superior – Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em Minha casa. Ponham-Me à prova, diz o Senhor dos Exércitos.Malaquias 3:10, NVI
É interessante notar que os primeiros debates sobre a benevolência sistemática não citavam Malaquias 3:8-10, nem os escritores da Review enfatizavam as bênçãos provenientes da fidelidade ao dar.
O que eles salientavam era o fato de a benevolência sistemática ter natureza indolor e não requerer sacrifícios. Na verdade, era tão indolor e sem sacrifícios que não custeava de maneira adequada as necessidades da igreja em crescimento.
Só aos poucos os guardadores do sábado aceitaram o sistema de dízimos. Parece que alguns haviam pensando sobre isso em 1859, mas Tiago White estava convicto de que a benevolência sistemática era superior ao “sistema israelita de dízimos”.
As coisas começaram a mudar em fevereiro de 1876, quando Dudley Canright publicou uma série de artigos na Review, colocando Malaquias 3:8-11 em destaque. Anunciando que os dízimos eram o plano bíblico para o sustento dos pastores, foi enfático em declarar: “Deus requer que o dízimo, ou um décimo de toda a renda de Seu povo seja dado para o sustento de Seus servos em seus labores.” Ele continuou observando: “o Senhor não diz que você deve dar um décimo para mim, mas que a décima parte pertence a Ele.” Uma vez que o dízimo já pertence a Deus, os cristãos estão meramente devolvendo para Ele. Canright também ressaltou as bênçãos e a recompensa de dizimar. “Tenho total convicção de que a bênção especial do Senhor contempla aqueles que se mostram dispostos e liberais na devolução” de seu dízimo.
O sistema de dízimos obteve êxito no apoio financeiro à igreja, ao passo que a benevolência sistemática havia falhado. Na Assembleia da Associação Geral em 1876, Canright estimou que, se todos os membros devolvessem o dízimo com fidelidade, a tesouraria receberia 150 mil dólares por ano, em vez de apenas 40 mil.
Canright continuou a apelar à Associação Geral que aprovasse o sistema de dízimos, o que aconteceu em outubro de 1876. É claro que, nessa época, a igreja já contava com uma estrutura organizacional para atuar como o “depósito” de Malaquias 3, coletando e distribuindo os recursos.
Senhor, agradecemos Tua orientação até mesmo nas questões financeiras da igreja. Valorizamos as bênçãos sobre os que seguem o plano bíblico dos dízimos e das ofertas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário