Domingo - 17/05 - A ovelha perdida e a moeda perdida



Comentário por Pr. Albino Marks Fonte: escolanoar.org.br
Falando sobre a Sua missão neste mundo, Jesus declarou: “Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” (Lc 19:10, Nova Versão Internacional). Este é o grande centro da vida, ministério e morte de Jesus. Ele veio, para salvar. Porém, a quem Ele veio salvar?

Em outra oportunidade Jesus contou três parábolas para ilustrar o centro de Sua missão. Nas três parábolas Jesus expõe a abrangência de Sua missão: alcança e envolve a todos os pecadores. Não importa a condição do pecador; todos estão incluídos, “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23, Nova Versão Internacional).

As três parábolas: da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho pródigo, foram proferidas por Jesus, justamente como reposta, para os fariseus e mestres da lei, que O acusavam de receber pecadores. As três parábolas revelam o amor e a graça de Deus em favor dos pecadores.

A ovelha perdida está consciente de sua situação, mas não sabe como voltar para o redil. Nela “Cristo ensina que a salvação não é alcançada por procurarmos a Deus, mas porque Deus nos procura” (Parábolas de Jesus, p. 189).

Adão pecou como raça. Deus foi ao encontro de Adão, confrontou-o com o pecado, fez a promessa do Redentor e da redenção e então, o primeiro cordeiro foi sacrificado. Foi o sacrifício de Deus em favor do pecador. Nesse cordeiro, Adão compreendeu que a graça estava envolvida e oferecida. Não somente para Ele, mas para todos os seus descendentes. No sentido amplo da provisão da graça em favor da raça, esse primeiro cordeiro sacrificado, tipicamente expiou o pecado da raça. Pois, esse primeiro cordeiro sacrificado, não o foi por iniciativa de Adão reconhecendo o seu pecado e suplicando perdão, mas foi o sacrifício de Deus em favor de Adão e de todos os seus descendentes, oferecendo tipicamente a graça que seria manifesta sobre a cruz, com a morte do Único que pode assumir a culpa e por Sua morte conceder vida.

A dracma perdida certamente envolve a maioria dos pecadores. Estão perdidos, mas não tem consciência de que estão perdidos e não sentem nenhuma necessidade de salvação, até o momento em que Deus os procura e os toca com o Seu amor.

A dracma perdida representa os que estão perdidos em delitos e pecados, mas não estão conscientes de sua condição” (Parábolas de Jesus, p. 193).

Nas duas parábolas é revelado o amor de Deus para com os perdidos, quer conscientes, quer inconscientes de sua situação.
Pense: “Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se” (Lc 15:7, Nova Versão Internacional).
Desafio: Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida” (Lc 15:6, Nova Versão, Internacional).

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