Em Busca de uma Educação Apropriada – 4 – “Venham, vamos refletir juntos”, diz o Senhor. Isaías 1:18, NVI
Os fundadores de Battle Creek College em 1874 eram extremamente claros quanto a seus objetivos para a nova escola. Desejavam uma instituição que ensinasse a Bíblia, preparasse ministros e missionários e desenvolvesse, em seus alunos, a habilidade de raciocinar com Deus. Sabiam por que estavam criando uma faculdade.
Então veio o problema do corpo docente. Ainda mais básica era a questão sobre onde a jovem denominação poderia encontrar professores e funcionários.
Felizmente, eles tinham entre si pelo menos uma pessoa graduada numa universidade. Sidney Brownsberger havia concluído o programa de estudos clássicos da Universidade de Michigan, em 1869, e logo receberia o grau de mestre da mesma instituição em 1875. Dadas as necessidades da igreja, a formação de Brownsberger e sua dedicação ao adventismo, ele era a escolha evidente para dirigir a nova faculdade, porém, não sabia como colocar em prática as metas dos fundadores.
Willie White conta que, em uma das primeiras reuniões da comissão diretiva da faculdade, sua mãe “leu para eles o testemunho sobre a educação apropriada. Todos ouviram com profundo interesse. Reconheceram que as palavras vinham em tempo oportuno. Também admitiram que elas requeriam uma obra mais ampla do que haviam planejado e que a bela localização” nas redondezas de Battle Creek, “tão próxima e conveniente”, não proporcionava tudo o que era necessário.
“Alguém perguntou: ‘Bem, irmão Brownsberger, o que podemos fazer?’
“Ele respondeu: ‘Não faço a menor ideia de como administrar uma escola como essa. […]’
“Então ficou combinado que a obra da escola seria organizada, seguindo o método comum. A questão dos ofícios manuais seria estudada para que fossem introduzidos [posteriormente]. No entanto, não foram dados passos nessa direção por muitos anos.”
O jovem líder educador fez o que sabia de melhor. A escola que desenvolveu na metade dos anos 1870 tinha, em sua base curricular ideal, um curso tradicional de artes voltado para o latim, o grego clássico e a literatura dessas línguas. Não poderia ser chamada de instituição de “reforma”.
Entretanto, Deus a usou assim mesmo. E nisso encontramos uma boa notícia. Deus nos usa a despeito de nós mesmos.
Muito obrigado, Senhor!
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