4 de julho – Meditação Matinal 2015

Reflexões Sobre Estilo de Vida e Doutrina – 2 – Andai como filhos da luz. Efésios 5:8
Quando se chega ao cerne da questão, só há dois caminhos nos quais podemos andar: na luz ou nas trevas. A Bíblia é clara a esse respeito. Mas o que é luz?
Muitos de nós agimos como se a doutrina correta ou mesmo o estilo de vida bíblico fossem a luz. Errado! Cristo é a luz. A religião gira em torno de nosso relacionamento com Ele. Dentro desse centro se encontra o problema do pecado e da solução divina na cruz de Cristo.
Tanto a doutrina quanto o estilo de vida são questões secundárias. Afinal, você pode crer em todas as doutrinas certas, adotar o estilo de vida correto e ainda assim se perder. A salvação está ligada a seu relacionamento com Deus por intermédio de Jesus. As doutrinas não são um fim em si mesmas, porém um meio para entender melhor a Deus e amá-Lo efetivamente. De igual forma, o estilo de vida aponta para um propósito maior. Por exemplo, a reforma de saúde permite que tenhamos a mente mais clara para compreender a doutrina e conhecer melhor a Deus, levando-nos a amar mais plenamente o Senhor e o próximo.
Em todas as épocas, a opinião dos fundadores do adventismo nas esferas do estilo de vida e da doutrina não foi idêntica. Por isso, eles se esforçaram ao máximo para definir com precisão as doutrinas, ao passo que a maioria das questões ligadas ao estilo de vida ficaram de lado, até que a necessidade ou mesmo uma crise os forçou a se posicionar.
Os adventistas preencheram de várias maneiras o vácuo resultante do estilo de vida. Às vezes, chegavam a uma posição por meio do estudo da Bíblia e de conferências quando surgiam crises. Em outras ocasiões, Ellen White tomou a frente em mencionar o assunto, apontando para a solução e demonstrando como tal solução se encaixava no quadro mais amplo das três mensagens angélicas, como no caso da reforma de saúde. Por outro lado, o método da pesquisa bíblica predominou em aspectos como o serviço militar e a devolução dos dízimos.
Uma vez que Ellen White costumava aplicar princípios bíblicos à vida cotidiana da igreja e a seus membros, ao longo dos anos, seus conselhos passaram a assumir, cada vez mais, o centro dos debates sobre o estilo de vida adventista.
Pai, guia-nos, ajudando-nos a entender como as várias partes do todo de nossa fé estão relacionadas umas às outras e à nossa vida.

Nenhum comentário :

Postar um comentário